História

História

logoclubesquare

Fundado em: 28 de Setembro de 1974 (oficialmente)

Sócios fundadores:
João Francisco de Sousa
Reinaldo da Silva Bárbara
Joaquim da Costa
José Rosa de Sousa
Manuel André F. Sapateiro
António Claro de Sousa

Cores: Verde, branco, vermelho e azul, sendo a cor verde predominante e utilizada normalmente nos equipamentos.

N.º de Associados: cerca de 450 aproximadamente.

Actividades:
Escola de Musica
Orquestra do Clube
Equipa de Atletismo
Equipa de Pesca.

Algumas das modalidades já praticados no clube são:
Futebol 11 (sénior e veterano)
Futsal Masculino e Feminino
Chinquilho
Futebol juvenil
Ténis de Mesa
Voleibol (torneio inter-sedes)
Ginástica
Judo.

Historia e Curiosidades:
Embora a fundação oficial do Clube date de 1974, foi nos primeiros anos da década de 50 que surgiria o seu embrião com a formação de uma equipa de futebol fundada por jovens do lugar, com o nome de Sporting Clube Amieirinhense. Decorrido certo tempo e compostos os primeiros estatutos, a actividade do clube paralisaria para recomeçar 8 anos mais tarde – 1959, ano em que o Clube organizou e venceu (apenas com uma derrota) um Campeonato de Futebol Popular do género do Campeonato do Oeste, no qual participaram 7 equipas. Foi ainda neste período que os responsáveis de então, arranjaram sócios cujo número ultrapassaria a centena com quotas de 2$50 e 5$00 e redigiram novos estatutos que somente viriam a ser aprovados em 8 de Julho de 1969 e nos quais o clube passava a designar-se por Clube Recreativo Amieirinhense. No entanto foi necessário esperar pela queda do regime fascista para que o C.R. Amieirinhense obtivesse os seus estatutos oficialmente aprovados o que sucedeu em 23 de Outubro de 1974.
No lugar da amieirinha existe ainda um outro clube denominado Futebol Clube “Os Belenenses” que resultou de uma cisão do então Sporting Clube Amieirinhense.
Actualmente, a colectividade possui excelentes instalações sociais erguidas através do trabalho voluntário de sócios e amigos do clube, tendo o terreno sido doado à colectividade em 1967 pelos sócios (já falecidos) José Caetano e Maria do Rosário. Aquelas instalações são compostas por um grande salão de festas, salas para a Direcção, bar, cozinha, sala de jogos e convívio, sala destinada à escola de música, balneários e casas de banho preparadas para utilização por deficientes, etc. Por tradição a Festa anual do Clube realiza-se sempre no 1º fim-de-semana completo de Julho. Foi nesta sede que em Novembro de 1978 nasceu a Filarmónica Recreativa Amieirinhense que começou por ser uma escola de música e de onde saiu uma banda filarmónica conhecida como a “Banda da Amieirinha” durante muitos anos regida por António de Almeida (falecido), tendo a Banda terminado na decada de 90.
Possui ainda um terreno anexo à sede totalmente vedado e cimentado que é para a prática desportiva e realização dos Festejos Anuais. Também lhe pertence um terreno com cerca de 10.000 metro quadrados onde foi construído um novo campo de futebol equipado com balneários e que é denominado “Campo do Ribeiro” e que veio substituir o velhinho “campo da Amieirinha” que se situava a sul do lugar e que não tinha as medidas mínimas para nele se realizarem jogos de futebol federado.
O Clube Recreativo Amieirinhense foi 2 vezes vencedor do Campeonato de Futebol Popular do Oeste, nomeadamente nas épocas de 1980/81 e 1981/82. Possuiu em tempos uma equipa de futebol feminino que participou em vários Torneios e Campeonatos entre os quais o Campeonato Distrital de Futebol Feminino. Já no novo Século iniciou-se o Futsal Masculino e Feminino e em 2001 voltou-se a iniciar a Escola de Musica que mais tarde deu origem á Orquestra do Clube Recreativo Amieirinhense com músicos formados no clube. Devido á ausência de um pavilhão desportivo no Clube para o futsal, essa modalidade terminou em 2007. Atualmente o Clube conta com cerca de 18 músicos na Orquestra e 15 alunos na Escola de Musica mais 3 professores entre eles o Maestro da Orquestra. Existe desde 2011 a equipa de Atletismo com 13 atletas que logo na primeira época foi Vice-Campeã Distrital de Corta-Mato longo e curto, em 2015 foi Campeão Distrital de Corta-Mato longo. Desde 2011 o Clube realiza o Grande Prémio de Atletismo da Amieirinha e Concurso de Pesca Desportiva de Mar.

O Clube Recreativo Amieirinhense tem o apoio de:

  CMMG           JFMG          CAL